História e Símbolo

O estudo e investigação Universitários na área Aeronáutica e Transportes têm origem, no Grupo Lusófona, na visão inovadora do Prof Cte Sousa Monteiro em 2007….

O Brasão do DAT é: em campo de azul, três cipselas de prata; calçado de ouro, carregado de três coticas de negro em banda no ângulo dextro do contrachefe e três coticas de negro em contrabanda no ângulo sinistro do mesmo. O Mote do DAT é: Fructus Sapientiæ Volant.
Em 2013, é criado o Departamento de Aeronáutica e Transportes (DAT) que assume como principais desígnios a produção e a difusão de cultura e de conhecimento científico e a criação de um espaço de formação dinâmico e aberto a todos domínios de cruzamento entre as áreas de Transportes, Gestão Aeronáutica, Medicina Aeronáutica e Factores Humanos, Aeronáutica, Astronáutica, Engenharia Aeroespacial e Ciências da Terra e do Espaço. Integrado na Escola de Ciências Económicas e das Organizações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o Departamento promove relações privilegiadas com grupos e instituições de referência, procurando atrair os melhores estudantes, professores e investigadores e dar-lhes condições para um pleno desenvolvimento das suas capacidades e dos seus talentos. O Departamento define como rumo estratégico a abertura à sociedade e uma política activa de transferência de conhecimento e de inovação tecnológica, designadamente em domínios de fronteira e em programas de ligação entre diferentes grupos e disciplinas. Com a extinção da Faculdade de Ciências Aeronáuticas e com a passagem dos cursos em funcionamento, Mestrado em Gestão Aeronáutica, Licenciatura em Ciências Aeronáuticas, Curso de Especialização em Piloto de Linha Aérea e Operações de Voo e Curso de Especialização em Gestão de Transporte Aéreo e Aeroportos, e dos cursos em processo A3ES de aprovação, Licenciatura em Gestão Aeronáutica e Licenciatura em Ciências da Engenharia Aeroespacial, para a Escola de Ciências Económicas e das Organizações pelo Despacho conjunto nº2/2013 de 11 de Janeiro de 2013, os domínios de cruzamento das áreas científicas de Transportes, Gestão Aeronáutica, Medicina Aeronáutica e Factores Humanos, Aeronáutica, Astronáutica, Engenharia Aeroespacial e Ciências da Terra e do Espaço (CNAEF840, CNAEF345, CNAEF525, CNAEF441 e CNAEF443) passaram a Departamento de Aeronáutica e Transportes. O Departamento de Aeronáutica e Transportes, engloba todos os programas e ciclos de estudos directamente realizados sob a sua direcção.